[DIY GOLF 4] - Cruise Control TDI

Responder
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

[DIY GOLF 4] - Cruise Control TDI

Mensagem por Queiroz »

Ora aqui vai um tópico para a montagem do cruise control na grande maioria dos MK4 Tdi.. Nos gasosas e alguns fumarentos existem algumas diferenças e mais cablagem a montar entre a centralina e o interior, pois não está lá ainda.
Por conta e risco de cada um, não se venham queixar se algo correr mal.. Atenção que estão envolvidas peças perigosas como airbag e outros que é necessário remover.

Material necessário:
Manete piscas: 1J095351301C
Cablagem cruise: 1J0971425A
VAG-COM
Chaves com fartura.. :lol:

Objectivo: tirar isto:
Imagem

Colocar isto em funcionamento:
Imagem

DESLIGAR A BATERIA!
Para dummies aqui está. Passo muito importante para evitar erros e acidentes :!:
Imagem

Desmontar plásticos por baixo do volante e desapertar cobertura superior da coluna de direcção. Tirar protecção da caixa de fusíveis e desapertar a mesma do suporte no tablier.
Imagem

Com uma pequena chave de fenda, rodar o volante e introduzir nos dois furos para soltar as molas que seguram o air-bag. Existe DIY para remover o volante caso necessitem.
Vista do interior do volante e das molas que seguram o airbag:
Imagem

Retirar a ficha amarela que liga na parte traseira do airbag, puxando gentilmente e com cuidado. Colocar o airbag em local seguro, evitar qualquer tipo de pancada com o mesmo.
Imagem

Desapertar o parafuso que segura o volante. Verificar se a marcação no volante está alinhada com a marcação na coluna de direcção e depois remover, puxando.

Atenção aos dois parafusos que fixam a parte inferior da tampa da coluna de direcção e ficam escondidos e tapados pelo volante. Retirar o plástico inferior:
Imagem

Remover as fichas que estão ligadas no mecanismo de contacto ao volante. Atenção aos carros com ESP, este é o sensor de ângulo da direcção, não é propriamente muito barato.
Retirar o mesmo e substituir a manete normal dos piscas pela que tem o cruise:
Imagem

O aspecto será este:
Imagem

Passando para o exterior:
Desapertar as hastes das escovas e tirá-las. Retirar a borracha junto ao plástico que fica por baixo do pára-brisas, vulgarmente conhecido por "torpedo".
Imagem

Com os dedos junto ao pára-brisas puxar gentilmente o torpedo na perpendicular ao vidro para soltar o mesmo das molas e retirá-lo:
Imagem

Desapertar os 3 parafusos que seguram o corpo e motor das escovas e remover:
Imagem

Desapertar os dois parafusos que seguram o plástico de acesso à cablagem interior:
Imagem

Agora levantar e localizar a ficha preta que é a que necessitamos de trabalhar. Desligá-la da parte interior:
Imagem

Como se pode verificar aqui esta cablagem que vai para a centralina está completa. Podemos observar os vários cabos já nas suas posições:
Imagem

Na parte interior meter a mão do emaranhado e puxar a ficha para baixo: :lol:
Imagem

Já temos espaço para trabalhar:
Imagem

Observem que a ficha apenas tem dois cabos ligados, (positivo e sensor pedal travão)
Imagem

Inserir os terminais na ficha de acordo com as respectiva posição:

1: Azul
2: Vermelho/Amarelo
3: 2 cabos Amarelo/Preto
4: Vermelho/Preto
5: Amarelo/Branco
6: X
7: X
8: X
9: Branco
10: X


Deverá ficar a ficha com este aspecto:
Imagem

Invertida:
Imagem

Ligar a ficha novamente no conector e já podemos montar tudo na parte de fora como estava.

Desapertar a tampa de protecção na parte traseira da caixa de fusíveis e retirar o fusível n.º 5 (7.5A).
Ligar o cabo azul e preto que faltava da cablagem do cruise, na parte morta (sem corrente) deste fusível.
Se for a cablagem indicada acima remover o fio da caixa de fusíveis e encaixar no terminal da cablagem do cruise. Em seguida encaixar o da cablagem do cruise na caixa de fusíveis.
Parece complicado mas não tem nada que enganar. :wink:

Montar as peças todas, volante, plásticos, etc pela ordem inversa.

Activar o cruise com o VAG-COM:
:arrow: 01 - Engine
:arrow: Login - 11
:arrow: Inserir o código 11463
:arrow: Clicar "Do It!"

Está feito, boas curvas:
Imagem

Agradecimentos:
Muito obrigado ao Ghost_TDI e Sport Edition pela ajuda e companhia. Foi uma grande tarde de aprendizagem e experiência, muito bem passada também com a companhia das nossas amigas e musicol à altura. 8)
Imagem Um abraço.
Última edição por Queiroz em 03 mar 2009, 13:45, editado 1 vez no total.
Sport Edition
Amateur
Amateur
Mensagens: 414
Registado: 12 jan 2007, 00:00
Veículos: Vw Golf Mk4 Renault Clio 1.9D Zundapp Z3
Localização: Cabeceiras de Basto

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Sport Edition »

Ficou muito porreiro este DIY amigo! Foi uma excelente tarde e noite com muito trabalho á mistura! Principalmente á noite :mrgreen: :mrgreen:
ps: eu é que agraceço todo o trabalho que tives-te e a disponibilidade!
Grande abraço
VW GOLF IV 1.9 TDI 115CV SPORT EDITION
Renault Clio 1.9D
Zundapp Z3
hps
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 22 jun 2008, 20:59

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por hps »

boas

sabes me dizer se a montagem é igual num golf de 110cv?

obg
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Queiroz »

hps Escreveu:boas

sabes me dizer se a montagem é igual num golf de 110cv?

obg
Sim, sendo drive-by-wire, como é o teu 110, será o mesmo procedimento.. :wink:
hps
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 22 jun 2008, 20:59

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por hps »

boa tarde

como posso saber se o meu 110cv tem esse sistema?

motor ASV de 11\2002

obg
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Queiroz »

De 2002 é quase garantido.. Apenas alguns diesel não trazem e mesmo assim também é simples de aplicar, não custa nada..
Se queres ter 100% certeza levanta o plástico de protecção na parte de fora e verifica a ficha preta.
Mas tens a garantia absoluta que nesse motor é possível instalar cruise. :wink:
Marcel0
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 31 jan 2009, 22:02

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Marcel0 »

Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?

cumps..
VW Golf MK4: 1.6 SR Alemão 1999/2000.
Spoliers: TG Poli.
Ponteira: "4 mm Esportiva.
Cor: Vermelho Ferrari.
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Queiroz »

Marcel0 Escreveu:Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?

cumps..
Boas, não tem cola. É só puxar com cuidado para soltar das molas de encaixe.
Sport Edition
Amateur
Amateur
Mensagens: 414
Registado: 12 jan 2007, 00:00
Veículos: Vw Golf Mk4 Renault Clio 1.9D Zundapp Z3
Localização: Cabeceiras de Basto

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Sport Edition »

Queiros Escreveu:
Marcel0 Escreveu:Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?

cumps..
Boas, não tem cola. É só puxar com cuidado para soltar das molas de encaixe.
E nao se deve utilizar chave de fendas pra evitar partir o vidro!
Abraço
VW GOLF IV 1.9 TDI 115CV SPORT EDITION
Renault Clio 1.9D
Zundapp Z3
Marcel0
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 31 jan 2009, 22:02

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Marcel0 »

Queiros Escreveu:
Marcel0 Escreveu:Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?

cumps..
Boas, não tem cola. É só puxar com cuidado para soltar das molas de encaixe.
ok, e para tirar?, da muito trabalho?, por que é muito preza aquela borracha, quando se coloca fica igual a antes?, não fica nada solto ?
quando se puxar não quebra ?

Abraço colega...
VW Golf MK4: 1.6 SR Alemão 1999/2000.
Spoliers: TG Poli.
Ponteira: "4 mm Esportiva.
Cor: Vermelho Ferrari.
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Queiroz »

Não, fica tudo como estava..
Dr. Andrade responda aqui ao homem sff, que esta parte foi responsabilidade sua.. :lol:
Petrucci
Rookie
Rookie
Mensagens: 194
Registado: 19 jul 2007, 00:26
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Petrucci »

Altamente! Muito bom trabalho mesmo
Dehon
Amateur
Amateur
Mensagens: 628
Registado: 18 jan 2008, 14:48
Veículos: Golf IV
Localização: Litoral Centro

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Dehon »

Se arranjar o material tu montas me isso?? :D Claro que pago a mão de obra e :D
Rline Project
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Queiroz »

Dehon Escreveu:Se arranjar o material tu montas me isso?? :D Claro que pago a mão de obra e :D
Se vieres cá ao norte, arranja-se qq coisa.. :wink:
Dehon
Amateur
Amateur
Mensagens: 628
Registado: 18 jan 2008, 14:48
Veículos: Golf IV
Localização: Litoral Centro

Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI

Mensagem por Dehon »

Norte?? onde precisamente?? :D
Rline Project
Responder