Ora aqui está a solução para quem tem um carro com constantes safe-mode´s que são originados pelo excesso de pressão do turbo.
Arranjem um sítio que possam sujar porque o trabalho é "kind of messy" Este trabalho deve ser feito com calma e sem pressas. Estamos a lidar com um componente muito sensível e caro, cuja falha no processo pode resultar em despesas colossais, não só pelo dano do turbo, mas também por um possível dano no motor. Todos já ouvimos histórias de motores que sugaram a compressora e depois «caputt», por isso tenham muita calma e atenção aos pormenores.
Por conta e risco de cada um, não tomo qualquer responsabilidade por erros ou falhas que eventualmente surjam.
A ferramenta: Se tiverem um espelho pequeno também vai fazer falta. Escova plástica ou maleável para limpar o colector, lixa de água fina para polir as pás da geometria e líquido anti-gordura. No caso é líquido de limpar os fornos. Atenção que não pode ser agressivo e reagente ao alumínio e nem tão pouco à borracha (o-ring´s e juntas diversas encontradas no material a limpar)
O turbo: Garret GT1749V. O procedimento é mais ou menos "standard" dado que os restantes turbos são muito semelhantes
Tirar a tampa do motor e a blindagem inferior:
Tirar o tubo de admissão o ccv e o tubo que vem do intercooler:
Fica mais ou menos isto:
Desapertar a linha de óleo no turbo e o suporte para poder desviar a mesma para conseguirmos trabalhar:
Aqui na frente também. Atenção para não perder as anilhas de vedação:
Tirar o tubo de ligação da EGR:
O local onde estava:
Desapertar todos os parafusos do colector de admissão e tirá-lo: (sextavada 6mm) Aqui já ajuda o espelho para ver os parafusos.
Retirar a pequena blindagem de calor, dois parafusos 12mm. Estava aqui:
A sujeira no colector de admissão. Pôr de molho no líquido:
Mais ao pormenor:
Tirar o tubo que leva o ar pressurizado ao InterCooler:
Aqui onde estava o tubo:
Desapertar ainda pela parte de baixo o parafuso de apoio que ajuda a fixar o turbo no bloco (a vermelho) e a linha de retorno de óleo ao bloco (a verde podem ver o tubo que está desviado e o local onde aperta):
Desapertar os 3 parafusos da linha de escape (apertada no turbo) e os parafusos do colector de escape (12mm). Tirar o colector, com cuidado. Atenção à junta a vermelho na imagem:
Aqui está ele desmontado:
Marcar a parte compressora e o "caracol" do escape. Só entra numa posição mas vai ajudar na montagem:
Tirar o freio da haste que comanda a geometria:
Remover o actuador da geometria e desapertar os restantes parafusos (são de 10 mm e a chave tem de ser boa e sem folgas) Devido à temperatura extrema, estes parafusos têm elevada tendência para partir:
Com muita paciência, muito spray penetrante, e um bocadinho de jeito, conseguimos abrir a parte quente com a ajuda de um maço de borracha:
Muita atenção agora nesta parte, pois todo o cuidado é pouco. As pás compressoras e o veio não podem apanhar nenhum tipo de pancada ou choque. Se assim fôr a parte móvel irá ficar descalibrada e temos turbo para poucos kms...
Aqui podemos ver todo o lixo acumulado:
Marquem a posição das peças relativamente ao colector. Como disse anteriormente só encaixa de uma forma, mas vai poupar imenso tempo na montagem saber a posição correcta de cada peça. Aqui vemos a marcação na anilha de comando no topo e o furo para encaixe da pá actuadora:
Em seguida tiramos os 3 veios e anilhos que sustentam o anel de comando:
Aqui está o anel:
Aqui já sem o anel/anilha de comando:
Depois desmontamos as "pás". É só tirar com calma, pegando pelo interior:
Vista inferior das ditas:
Aqui vemos o "prato" onde assentam as pás ainda com as anilhas inferiores pousadas. Convém que seja faceado e polido, para estar o mais liso e plano possível:
Esta é a altura ideal para quem tem um veio com muita folga ou com fuga de óleo para os colectores, para mandar rectificar, meter vedantes e calibrar. Não foi o caso, estava como novo, pois este turbo tem poucos kms. Foi apenas limpo e calibrado.
Tudo limpinho já, pronto a montar. Apesar de um aspecto sujo exteriormente, o colector por dentro ficou literalmente polido e a brilhar. Espero que assim continue por muito tempo, uma vez que a EGR está inutilizada agora, logo acabou-se o lixo e a pasta "barrenta" que se forma da mistura de vapores óleo e sujidade do escape.
Deixo também uma imagem do que tanto me causou dificuldade para remover os colectores e parafusos: O enorme diferencial e veio para a transmissão traseira. Inconvenientes do 4Motion..
Lubrificar as pás com massa de alta temperatura (no caso whurt até 1500ºC). Montar tudo pela ordem inversa e o aspecto final será este:
Limpinho e pronto a rolar. Agora ouve-se bem mais alto o assobio do gajo:
Aproveita-se por fim, para dar uma lavadela bem boa ao motor. Antes:
Depois:
Notas importantes: Arranjem boas ferramentas senão vão ficar encravados a meio e depois de montado, dêem pequenas toques à chave sem deixar pegar. Ao fim de umas tentativas liguem mas não toquem no acelerador, o turbo está sem óleo e o tubo que o abastece vazio. Verificar se não existem fugas.
Assim de momento não me ocorre mais nada..
Cumps a todos!
Um abraço e boas curvas:
[DIY GOLF 4] - Solução para a Geometria "presa"
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
[DIY GOLF 4] - Solução para a Geometria "presa"
Última edição por Queiroz em 26 jan 2009, 23:31, editado 4 vezes no total.
-
- Beginner
- Mensagens: 21
- Registado: 31 mai 2008, 01:17
- Localização: Porto/Numa rua Qualquer
-
- Pro
- Mensagens: 2859
- Registado: 31 jul 2007, 14:55
- Veículos: Golf mk2 : Audi A4
- Localização: Braga/Barcelos
Parabens .... mas acho que não para todos
Projecto Golf 1 cabrio: viewtopic.php?f=64&t=95555
Projecto Golf mk2: viewtopic.php?f=18&t=21419
Feedback : viewtopic.php?f=40&t=22834
Projecto Golf mk2: viewtopic.php?f=18&t=21419
Feedback : viewtopic.php?f=40&t=22834
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Testar não mas tombar umas minis é quando quiseres..variant Escreveu:É preciso ir até Guimarães testar isso?
Agora tens que ver se continuas com aquele problema
Já fui testar e quando calco a fundo faz leitura na MAF de 1249.5 e o turbo faz um pico momentâneo de quase 1.5 durante cerca de um segundo. Julgo que mesmo assim deveria ser mais baixo, tenho de ver se me está a escapar mais qualquer coisa agora. Daqui ficou bem resolvido, pressão constante de 1.0 - 1.1 bar.
-
- Pro
- Mensagens: 3260
- Registado: 13 jun 2006, 23:33
- Localização: Centro
-
- Beginner
- Mensagens: 19
- Registado: 19 fev 2008, 11:08
muito bom este DIY......
Agora este DIY não é pra todos. Se não fosse uma peça tão importante, eu aventurava-me e também fazia ao meu bolinhas, o problema é k se faço asneia, dá direito à saida de mts €€€ do bolso......
uma pergunta: como conseguiste por essa tampa do motor e os tubos tão brilhantes??? o que usaste????
Abraços
Agora este DIY não é pra todos. Se não fosse uma peça tão importante, eu aventurava-me e também fazia ao meu bolinhas, o problema é k se faço asneia, dá direito à saida de mts €€€ do bolso......
uma pergunta: como conseguiste por essa tampa do motor e os tubos tão brilhantes??? o que usaste????
Abraços
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Obrigado pelos comentários pessoal.. É sempre um prazer poder dar uma "ajuda".
Quanto ao motor, é um bocado old school mas bastante simples; bem lavado com uma mistura de tratol, bem seco e parafina diluída para o brilho. Para as borrachas e plástico é o melhor tratamento que podem ter devido à capacidade lubrificante. Protege e apesar do aspecto "líquido" agarra pouco pó, mantendo-se assim durante muitos e muitos kms.
Nesta semana ainda lavei mais alguns.. Aqui uma foto do benz:
Cumps
Quanto ao motor, é um bocado old school mas bastante simples; bem lavado com uma mistura de tratol, bem seco e parafina diluída para o brilho. Para as borrachas e plástico é o melhor tratamento que podem ter devido à capacidade lubrificante. Protege e apesar do aspecto "líquido" agarra pouco pó, mantendo-se assim durante muitos e muitos kms.
Nesta semana ainda lavei mais alguns.. Aqui uma foto do benz:
Cumps
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18416
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Uma nota, cuidado ao apertar os colectores e os apertos em geral, nos colectores tanto admissão como escape, apertar sempre do meio para fora(com os Nm corretos), no interior cruzar todos os apertos senão é meio caminho andado para partir ou empenar quando derem calor a sério, não bater com nada duro nem nos colectores e especialmente na parte fria senão parte.
Para tirar o tubo de oleo de alimentação convém ter 2 chaves, uma chave para segurar no raccord que entra no turbo e outra para desapertar o tubo, caso contrário correm o risco de o tubo partir ao despertar, também é boa ideia usar as juntas grossas independentes no coletor de escape, e quem tem menos experiencia, antes de tirar a geometria fora, convém fotografar/marcar para depois saberem as sposições de montagem corretas.
Há muitos mais conselhos e coisas que faltam ai, mas de uma forma geral, está aí um bom DIY, acho que qualquer pessoa já se safa com isso!
Para tirar o tubo de oleo de alimentação convém ter 2 chaves, uma chave para segurar no raccord que entra no turbo e outra para desapertar o tubo, caso contrário correm o risco de o tubo partir ao despertar, também é boa ideia usar as juntas grossas independentes no coletor de escape, e quem tem menos experiencia, antes de tirar a geometria fora, convém fotografar/marcar para depois saberem as sposições de montagem corretas.
Há muitos mais conselhos e coisas que faltam ai, mas de uma forma geral, está aí um bom DIY, acho que qualquer pessoa já se safa com isso!
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Para a limpeza com tratol uma mistura média de 60%gasóleo, 30%gasolina e 10%petróleo (branco ou rosa). Deixar actuar um minuto ou dois e lavar as gorduras e óleos desencrustados com água. Depois é secar bem com ar comprimido e dar a parafina no final.JONHY Escreveu:Explica-me sff como fazes essa mistura de tratol e onde se adquire
E já agora como aplicas no motor?
Abraço
Tanto a parte da lavagem como a parafina, são dadas a pistola de ar com compressor.
Proteger sempre o alternador das projecções dos líquidos de limpeza.
Mário, tens razão, não referi esse pormenor muito importante.
Ao apertar os colectores, atenção também para não baterem na junta com força, encostar sempre com cuidado, senão fica traçada e com fuga. E obrigado pelas fotos do diy da seat, também ajudaram muito..