Boas!!!
Ja a bastante tempo que utilizo este sistema no restauro de Maquinas pode ser que de jeito a alguem ou nao...
Se for Repost desde ja peço desculpas e o favor de apagar.
Parafusos Velhos e enferrujados tal como peças em ferro, aqui fica um tratamento muito porreiro...
1º Passo as peças:
2º Passo Limpar as Peças na Escova de Arame:
3º Passo Aquecer as Peças ja Limpas Com o Maçarico ate Ficarem Avermelhadas:
4º Passo Mergulhar a Peça ou Parafuso Incandescente no Oleo De Motor Usado:
5º Passo Deixar Arrefecer a Peça no Oleo e Depois Lava-la em Petroleo ou em Qualquer Liquido de Limpeza:
6º Passo o Resultado:
Para Alem de Ficarem Imunes a Ferrugem Ficam Tambem Pintados...
Cumprimentos...
[DIY GERAL] - Restauro de Peças metalicas
-
- Amateur
- Mensagens: 482
- Registado: 02 mar 2006, 13:06
- Localização: Braga\Fafe
[DIY GERAL] - Restauro de Peças metalicas
Vw Golf Mk3 Gld 64Hp
Bmw 318 TDS Touring M
Bmw 318 TDS Touring M
-
- Pro
- Mensagens: 2142
- Registado: 24 out 2006, 02:26
- Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
- Localização: Guimarães
-
- Pro
- Mensagens: 1211
- Registado: 13 out 2005, 08:12
- Localização: Alcanede/Santarém
Mas penso que ao demolhalos no oleo, também tempera um pouco, ou será impressão minha???
Cumprimentos
......
VW GOLF TDI
PD130CV 2003 viewtopic.php?t=4428
VW Passat PD115
VW Caddy SDI
VW Carocha
......
VW GOLF TDI
PD130CV 2003 viewtopic.php?t=4428
VW Passat PD115
VW Caddy SDI
VW Carocha
-
- Amateur
- Mensagens: 482
- Registado: 02 mar 2006, 13:06
- Localização: Braga\Fafe
Boas!!!davidbento Escreveu:Mas penso que ao demolhalos no oleo, também tempera um pouco, ou será impressão minha???
Exatamente... Muitas sao as peças que sao temperadas em oleo...
Podem ter a certeza que depois deste processo se quiserem fazer um furo em alguma peça ja nao e muito facil...
Cumprimentos...
Vw Golf Mk3 Gld 64Hp
Bmw 318 TDS Touring M
Bmw 318 TDS Touring M
-
- Pro
- Mensagens: 1211
- Registado: 13 out 2005, 08:12
- Localização: Alcanede/Santarém
Pois bem me parecia, é que tenho a mania qd estou a afiar as brocas de as molhar em oleo...
Cumprimentos
......
VW GOLF TDI
PD130CV 2003 viewtopic.php?t=4428
VW Passat PD115
VW Caddy SDI
VW Carocha
......
VW GOLF TDI
PD130CV 2003 viewtopic.php?t=4428
VW Passat PD115
VW Caddy SDI
VW Carocha
-
- Beginner
- Mensagens: 6
- Registado: 22 jan 2008, 15:15
- Localização: Cascais
Temperar e destemperar...
assunto curioso este.
de facto ao aqueceres uma liga, alteras sem duvida alguma as suas propriedades. no caso dos parafusos, estes estao divididos em classes. cada classe de parafuso tem uma tensao de cedencia associada. esta vem principalmente dos elementos da liga associado ao arrefecimento do aço da fase liquida para fase solida.
depois, tanto o modo como é feita a rosca, como posteriores tratamentos termicos, podem influenciar em melhoramentos de resistencia superficial.
nao me extendendo mais, porque estes assuntos podem dar grandes textos, aquecer até ficar vermelho e arrefecer, para parafusos de baixa tensao de cedencia (limite) pode ser vantajoso, pois podes estar a melhorar a resistencia superficial no caso de parafusos já corroidos por exposiçao aos elementos.
internamente, nao melhora de certeza, principalmente se forem parafusos ou pernos, de classe superior (com Sy maior que 230Mpa). nestes casos aquecer e arrefecer só piora e diminui a Tensao de cedencia (Sy) do aço do parafuso
Superficialmente, os tratamentos termicos por tempera, sao sim eficazes, por isso é que é mais dificil fazer os tais furos em peças temperadas.
mas também dps depende...a corrosao também piora...
em suma...pra ficarem bonitos...esse metodo é porreiro. experimentei e fica giro. se fores usalos em qq coisa que meta vidas em jogo, nao te aconselho
se procurarem por "tratamentos termicos" diagramas Fase, Diagramas TTT, encontram diagramas onde podem ver consoante a liga metalica, e as temperaturas envolvidas no aquecimento e arrefecimento, qual a estrutura microscopia que resulta desse tratamento. aços ferriticos, martensiticos etc.....a estes há tensoes associadas, tabeladas para maior parte dos casos.
de facto ao aqueceres uma liga, alteras sem duvida alguma as suas propriedades. no caso dos parafusos, estes estao divididos em classes. cada classe de parafuso tem uma tensao de cedencia associada. esta vem principalmente dos elementos da liga associado ao arrefecimento do aço da fase liquida para fase solida.
depois, tanto o modo como é feita a rosca, como posteriores tratamentos termicos, podem influenciar em melhoramentos de resistencia superficial.
nao me extendendo mais, porque estes assuntos podem dar grandes textos, aquecer até ficar vermelho e arrefecer, para parafusos de baixa tensao de cedencia (limite) pode ser vantajoso, pois podes estar a melhorar a resistencia superficial no caso de parafusos já corroidos por exposiçao aos elementos.
internamente, nao melhora de certeza, principalmente se forem parafusos ou pernos, de classe superior (com Sy maior que 230Mpa). nestes casos aquecer e arrefecer só piora e diminui a Tensao de cedencia (Sy) do aço do parafuso
Superficialmente, os tratamentos termicos por tempera, sao sim eficazes, por isso é que é mais dificil fazer os tais furos em peças temperadas.
mas também dps depende...a corrosao também piora...
em suma...pra ficarem bonitos...esse metodo é porreiro. experimentei e fica giro. se fores usalos em qq coisa que meta vidas em jogo, nao te aconselho
se procurarem por "tratamentos termicos" diagramas Fase, Diagramas TTT, encontram diagramas onde podem ver consoante a liga metalica, e as temperaturas envolvidas no aquecimento e arrefecimento, qual a estrutura microscopia que resulta desse tratamento. aços ferriticos, martensiticos etc.....a estes há tensoes associadas, tabeladas para maior parte dos casos.
-
- Amateur
- Mensagens: 482
- Registado: 02 mar 2006, 13:06
- Localização: Braga\Fafe
Re: Temperar e destemperar...
Boas!!!pfst85 Escreveu:assunto curioso este.
de facto ao aqueceres uma liga, alteras sem duvida alguma as suas propriedades. no caso dos parafusos, estes estao divididos em classes. cada classe de parafuso tem uma tensao de cedencia associada. esta vem principalmente dos elementos da liga associado ao arrefecimento do aço da fase liquida para fase solida.
depois, tanto o modo como é feita a rosca, como posteriores tratamentos termicos, podem influenciar em melhoramentos de resistencia superficial.
nao me extendendo mais, porque estes assuntos podem dar grandes textos, aquecer até ficar vermelho e arrefecer, para parafusos de baixa tensao de cedencia (limite) pode ser vantajoso, pois podes estar a melhorar a resistencia superficial no caso de parafusos já corroidos por exposiçao aos elementos.
internamente, nao melhora de certeza, principalmente se forem parafusos ou pernos, de classe superior (com Sy maior que 230Mpa). nestes casos aquecer e arrefecer só piora e diminui a Tensao de cedencia (Sy) do aço do parafuso
Superficialmente, os tratamentos termicos por tempera, sao sim eficazes, por isso é que é mais dificil fazer os tais furos em peças temperadas.
mas também dps depende...a corrosao também piora...
em suma...pra ficarem bonitos...esse metodo é porreiro. experimentei e fica giro. se fores usalos em qq coisa que meta vidas em jogo, nao te aconselho
se procurarem por "tratamentos termicos" diagramas Fase, Diagramas TTT, encontram diagramas onde podem ver consoante a liga metalica, e as temperaturas envolvidas no aquecimento e arrefecimento, qual a estrutura microscopia que resulta desse tratamento. aços ferriticos, martensiticos etc.....a estes há tensoes associadas, tabeladas para maior parte dos casos.
Utilizo este sitema ja a algum tempo na area de reconstruçao de maquinas...
Foi assim que me ensinaram... pois para o efeito que e, serve perfeitamente pois estamos a falar de parafusos e algumas peças que ficam no exterior da maquina e que servem para aparafusar tampas e outras coisas...
Cumprimentos...
Vw Golf Mk3 Gld 64Hp
Bmw 318 TDS Touring M
Bmw 318 TDS Touring M
-
- Amateur
- Mensagens: 482
- Registado: 02 mar 2006, 13:06
- Localização: Braga\Fafe
Boas!!!Gil_Esteves Escreveu:epah mas que broonncccooooo!!!!
ao acceres o metal esta-lhe a retirar propriedades.. é claaro que nao lhe fazes um furo.. porque a fisica explica que metal temperado qto mais aquecido como proçexo de endurecimento mais rijo fica.. mas mais quebradiço..
Gostaria de saber se tem algum topico seu, onde eu o fosse chamar seja o que fosse???
A boa educaçao tambem se aplica aqui...
Vw Golf Mk3 Gld 64Hp
Bmw 318 TDS Touring M
Bmw 318 TDS Touring M
-
- Amateur
- Mensagens: 614
- Registado: 11 dez 2005, 12:30
- Localização: altura - algarve
. épa mas kem és tu para vires para aki chamares nomes ás pessoas k tentam ajudar os outros ? é assim , tu nas respostas k tens dado já nao é a primeira vez k chamas nomes a alguém como podes verificar neste link search.php?search_author=Gil_Esteves . é assim , cada um tem a sua opiniao e há maneiras de responder , se tu achas k o k o user Helder Filipe nao tem razao entao mais vale te exprimires como deve ser ou entao assim nao vais a lado algumGil_Esteves Escreveu:epah mas que broonncccooooo!!!!
ao acceres o metal esta-lhe a retirar propriedades.. é claaro que nao lhe fazes um furo.. porque a fisica explica que metal temperado qto mais aquecido como proçexo de endurecimento mais rijo fica.. mas mais quebradiço..
PS : desculpa lá o offtopic
_______________________________________
_______________________________________
viewtopic.php?t=6868
TEAM VAGPERFORMANCE.COM
_______________________________________
viewtopic.php?t=6868
TEAM VAGPERFORMANCE.COM
-
- Rookie
- Mensagens: 112
- Registado: 21 jan 2005, 21:43
- Localização: Vila Real
-
- Beginner
- Mensagens: 12
- Registado: 20 jul 2007, 01:00
Como é que alguém que nem escrever sabe, que nem boas maneiras tem, faz avaliações e chama nomes às pessoas que ainda por cima vêm ajudar-nos com boas ideias?Gil_Esteves Escreveu:epah mas que broonncccooooo!!!!
ao acceres o metal esta-lhe a retirar propriedades.. é claaro que nao lhe fazes um furo.. porque a fisica explica que metal temperado qto mais aquecido como proçexo de endurecimento mais rijo fica.. mas mais quebradiço..
MkIV GTI TDI 115 PD
-
- Beginner
- Mensagens: 44
- Registado: 26 jan 2008, 13:15
- Veículos: VW Golf III
- Localização: Zona centro
Concordo....
A palavra ou nome "bronco" era desnecessária...
Embora estejamos num país livre um pouco de respeito nunca fez mal a ninguém...
Se ele tinha outra opinião diferente manifestava-a de maneira mais civilizada...
Isto acontece no dia-a-dia cada vez acontece mais..
Ninguém sabe tudo...
E por vezes até quando temos a certeza absoluta sobre algo aparece alguem que sabe algo q nos era desconhecido...
Mas de certeza que nao era intencao a dele ofender o autor do diy...pode ter sido uma forca de expressao....
Mas mesmo assim ficava-lhe bem um pedido de desculpas..
A palavra ou nome "bronco" era desnecessária...
Embora estejamos num país livre um pouco de respeito nunca fez mal a ninguém...
Se ele tinha outra opinião diferente manifestava-a de maneira mais civilizada...
Isto acontece no dia-a-dia cada vez acontece mais..
Ninguém sabe tudo...
E por vezes até quando temos a certeza absoluta sobre algo aparece alguem que sabe algo q nos era desconhecido...
Mas de certeza que nao era intencao a dele ofender o autor do diy...pode ter sido uma forca de expressao....
Mas mesmo assim ficava-lhe bem um pedido de desculpas..