comportamento estranho

Responder
brito86
Rookie
Rookie
Mensagens: 134
Registado: 22 ago 2012, 19:53
Veículos: Seat Ibiza, Polo G40

comportamento estranho

Mensagem por brito86 »

Boa tarde,

há dois meses tive um pequeno acidente, curvei demasiado por dentro e meti as duas rodas direitas, eixo dianteiro e traseiro, numa valeta. Acabei por destruir os dois pneus (michelin pilot exalto 2) e empenei as jantes.
Mandei reparar as jantes em Camarate, comprei 4 pneus novos Pirelli pzero nero gt, troquei os sinoblocos dos dois eixos, substitui os braços de direcção e respectivos terminais, substitui os quatro amortecedores (montei bilstein b6) e respectivas peças de desgaste associadas ao amortecedores (rolamento, prato, batente e pendurais), troquei os discos e pastilhas da frente e por fim alinhei a direcção e calibrei as rodas. Todo o material é de origem excepto os amortecedores e foi tudo feito numa oficina oficial.

Com esta profunda revisão e upgrade fiquei com o volante devidamente centrado (coisa que há muito tempo não estava), o volante parece-me mais pesado mas muito mais sensível ao toque e por vezes sinto o carro ligeiramente solto, parece que ando com um atrelado atrás, parece que sinto o carro a abanar com a deslocação do vento. Será normal? Será que o material precisa de acamar? Será dos pneus? (já me disseram que estes pneus precisam de uns valentes km's para que fique tudo certinho).

Com os michelin parecia que andava sobre carris, agora parece que ando em cima de sabonetes.

Devo referir que isto só acontece a partir dos 100km, uso jante de 17" e já verifiquei inúmeras vezes a pressão dos pneus.

Peço desculpa por não ter sido muito explicito, mas muito honestamente não consigo descrever muito melhor o comportamento do carro.

Obrigado.
brito86
Rookie
Rookie
Mensagens: 134
Registado: 22 ago 2012, 19:53
Veículos: Seat Ibiza, Polo G40

Re: comportamento estranho

Mensagem por brito86 »

Quero também salientar que os rolamentos novos são blindados e os antigos não eram apesar de terem exactamente a mesma referencia e o diâmetro do buraco do prato que faz conjunto com o rolamento também é ligeiramente mais largo.
Será que tem alguma influencia?
Imagem
BlackGolf
Pro
Pro
Mensagens: 2037
Registado: 26 nov 2004, 21:04
Localização: Lisboa, Torres Vedras, Peniche

Re: comportamento estranho

Mensagem por BlackGolf »

Isso parece claramente problemas no alinhamento. :roll:
Rebaixar é arte, o roçar faz parte... USER Nº3
Imagem
O MEU PROJECTO
Powered by NGP
brito86
Rookie
Rookie
Mensagens: 134
Registado: 22 ago 2012, 19:53
Veículos: Seat Ibiza, Polo G40

Re: comportamento estranho

Mensagem por brito86 »

Obrigado pela ajuda BlackGolf.

Alguém tem feedback destes pzero nero gt? Estou desconfiado dos pneus… Encontrei uma situação igual noutro forum e a viatura (Cayman) tem exactamente os mesmos pneus.
DragonShy
Pro
Pro
Mensagens: 1118
Registado: 01 fev 2008, 21:38
Veículos: Golf MK1 1.6D Van
Localização: Fundão | Covilhã | Bragança

Re: comportamento estranho

Mensagem por DragonShy »

O Cayman é de tracção traseira , não podes comparar amigo.
Os nero são bons em seco mas maus em chuva , principalmente comparados com os Michelin que tinhas.
Mas de resto em seco deveriam ser exemplares.
Eu também apontava para problemas de alinhamento. Verifica a convergência e camber das rodas traseiras, creio que os valores deverão estar dentro de estes parâmetros:

Camber -1.5° +/- 0.3°
Toe +0.17° +/- 0.08°

Alguem que tenha o manual que me confirme estes valores por favor.
Boa sorte na resolução! ;)
---------
404
brito86
Rookie
Rookie
Mensagens: 134
Registado: 22 ago 2012, 19:53
Veículos: Seat Ibiza, Polo G40

Re: comportamento estranho

Mensagem por brito86 »

Obrigado pela ajuda.

Realmente o problema estava no alinhamento, a roda da frente do lado esquerdo estava muito fechada.
Parece que tenho o problema resolvido.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Responder