Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Responder
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por Figueiras »

Boa noite,

Vou proceder a troca dos amortecedores do meu carro e vou aproveitar para trocar os topos de amortecedores.

Agora o que vos queria perguntar e a vossa opinião sobre aproveitar e trocar os sinoblocos? Seria proveitoso trocar algo mais?

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por Shoduchi »

Boa noite,

Se apenas pretendes renovar os amortecedores do teu Golf e os braços da suspensão não estão a precisar de serem mudados, então aproveita a desmontagem e mão-de-obra necessária e muda também os sinoblocos. Se precisares de comprar os braços da suspensão, eles já vêm com esses sinoblocos montados. Tendo isso em consideração um braço de suspensão até que não é caro. Um braço custa ~121 € com desconto+IVA, enquanto só os sinoblocos do braço custam 77,29 € com desconto+IVA.

A comprar só os sinoblocos compra os do S3 correspondente ao ano do teu Golf que sempre são mais resistentes.

Cumps
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por Figueiras »

Shoduchi,

Obrigado pela ajuda!

Quais os sintomas de necessidade de braços de suspensão?

São 3 sinoblocos para cada lado, certo?

Esses valores são para o conjunto de sinoblocos de cada roda?

Cumps
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por Shoduchi »

Eu não sou mecânico, mas pelo que sei o braço tem 2 sinoblocos e uma rótula. A rótula não vem incluída se comprares um braço.

Penso que os sintomas de sinoblocos degradados serão menor capacidade de absorção de irregularidades, ruídos/ranger na suspensão ao passar em buracos e folgas nos braços. Tê-los em condições dá uma sensação de solidez e precisão de direcção.

Os preços são do conjunto dos 2 sinoblocos que vêm com cada braço. Cada rótula custa 52,70 € com desconto+IVA.

Cumps
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por Mario_Marques »

Wow! um braço de aluminio de mk5 custa menos que um de um mk4 em aço, por acaso nunca tinha mandado vir braços, pois de concorrencia é fora de questão, e de origem, sabia o preço de um braço de mk4, pensei que o de mk5 fosse algo do genero mas afinal até é bem acessivel.
Mas preferia encasquilhar os originais com material s3.
Basicamente, estando casquilhos gastos e cabeçotes, irá afectar alinhamento e travagem claro dependendo da gravidade e zona afectada, mas esse tipo de coisas, quanto melhor o estado, mais duram os pneus, mais agradavel é o carro, não há coisa que mais detesto que um carro com folgas de direcção e suspensão.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pGaMeLaS
Amateur
Amateur
Mensagens: 217
Registado: 27 out 2013, 20:19
Veículos: Golf VII
Localização: Lisboa

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por pGaMeLaS »

desculpa la a pergunta mas queres trocar os amortecedores com que quilometragem?

estou a fazer esta pergunta por um simples motivo. o teu carro tem suspensão desportiva, logo o teu amortecedor "mexe menos" que um amortecedor de suspensão macia nas mesmas condições. logo faz menos ciclos e terá menos desgaste a longo prazo. não tenho grande experiência com a durabilidade das peças da vw mas posso dizer-te que na saab, marca que conheço bem, um saab 93 SS com suspensao confortavel aguenta entre 140 a 180 mil km dependendo da utilização e caminhos por onde andas. já um saab 93 com suspensão desportiva é rara a pessoa que troca antes dos 180 mil. e ha muitos que têm a de origem com 200 e tal mil em cima. suspensão essa que não tem molas espalmadas e não bada oleo etc (claro que nao é tao eficaz como nova).

este grafico é o que podes esperar de uma durabilidade "média" de um amortecedor numa suspensao macia ou confortavel( o teu dura bastante mais mas claro que tudo varia da utilização, se fores fazer todo terreno o grafico desce a pique mais cedo :lol: ):

Imagem

caso vás mudar por apenas achares que o carro deveria ser mais confortável (mas vês que ele trava bem, tem boa aderência a estrada, curva sem ser aos saltinhos e se ao empurrares o carro para baixo ele volta para cima sem fazer mais que 1 abano) para isso não metas os amortecedores de origem que podes ficar desiludido. isto claro, se tiveres poucos km como eu penso que tenhas. poucos km é a volta de 120 ou 130 mil km.

se o caso for conforto, posso recomendar-te uns que usei no saab antes de o vender. koni FSD. mantêm uma boa performance desportiva ao mesmo tempo que aumentam um pouco o conforto. nao muito mas nota-se principalmente em grandes viagens ou estradas em paralelo.


quanto à questão do braço de suspensão. . numa das extremidades tens uma especie de casquilho onde entra um parafuso. esse buraco vai aumentando e ganhando folga principalmente na roda traseira do lado oposto ao do condutor. o motivo de ser principalmente nesse local onde a folga aparece mais depressa é porque é a roda que passa mais perto dos passeios, onde tens os desniveis todos, sargetas etc. muitas vezes sobes o passeio so com a lateral oposta do lado do condutor, foges das lombas para a faixa em contra mao mas as 2 rodas da direita passam por cima da lomba :lol: , etc. a longo prazo normalmente é esse braço de suspensão que aparenta estar mais "gasto".

o sintoma mais comum do braço de suspensão gasto é um barulho metalico que começas a ouvir quando vais de janelas abertas numa estrada em paralelo(barulho esse vindo normalmente da tal roda traseira). parece que algo anda ali a bater. normalmente é o parafuso ali aos saltos na folga (quando o braço ja está bem comido :P)

se eu trocaria o braço de suspensão? bem se já desmontaste e estás com a mao na massa e a diferença de sinoblocos para o braço de suspensao+sinoblocos for assim tao curta, eu até acabaria por fazer o esforço e colocar logo tudo novo enquanto está desmontado(nao vais voltar a desmontar nos proximos 100 mil km pelo menos).
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por Shoduchi »

Mario_Marques Escreveu:Wow! um braço de aluminio de mk5 custa menos que um de um mk4 em aço, por acaso nunca tinha mandado vir braços, pois de concorrencia é fora de questão, e de origem, sabia o preço de um braço de mk4, pensei que o de mk5 fosse algo do genero mas afinal até é bem acessivel.
Mas preferia encasquilhar os originais com material s3.
Basicamente, estando casquilhos gastos e cabeçotes, irá afectar alinhamento e travagem claro dependendo da gravidade e zona afectada, mas esse tipo de coisas, quanto melhor o estado, mais duram os pneus, mais agradavel é o carro, não há coisa que mais detesto que um carro com folgas de direcção e suspensão.
Os preços dos braços do mk5 que estou a falar são em ferro fundido (cast iron). Referências: 1K0407151AC e 1K0407152AC.
Há a versão em chapa, que não tem o preço muito diferente, se bem me lembro.
Figueiras
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 25 fev 2014, 02:38
Veículos: Golf Mk5 GTI

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por Figueiras »

Obrigado a todos pelas respostas!

O motivo da troca dos amortecedores prende-e com o facto de os da frente estarem a babar um pouco de óleo, bem como sinto uma significativa perca de tracção do carro!

Vou aproveitar e trocar os 4, sendo que quero manter o conforto no entanto reconheço que uma firmeza extra seria benvinda, como tal a opção não recaiu pelos OEM mas sim por uns Koni STR.T que sendo muito idênticos aos OEM proporcionam um pouco mais de firmeza tal como pretendido.

O carro conta com 93.000 km's e efectivamente não tenho sintomas de braços de direcção consumidos, no entanto os topos dos amortecedores já deverão precisar de substituição porque por vezes já se houve um pequeno ranger quando se vira a direcção sobretudo parado ou a baixa velocidade. Quanto aos sinoblocos suspeito que já não estejam fantásticos uma vez que por vezes quando passo numa zona de buracos sinto alguns TOC's TOC's muito ligeiros!

Relativamente a troca com esta kilometragem não me surpreende tive um Golf V TDI há 7 anos e quando chegou a esta kilometragem também teve que trocar amortecedores embora neste casso fruto de uma utilização intensiva e sem piedade!!!
pGaMeLaS
Amateur
Amateur
Mensagens: 217
Registado: 27 out 2013, 20:19
Veículos: Golf VII
Localização: Lisboa

Re: Golf V GTI - Troca de topos de amortecedores

Mensagem por pGaMeLaS »

pois se calhar os trajectos onde és obrigado a andar aumentam o nivel de desgaste dos amortecedores. andar em estradas em paralelo ou no terreiro do paço diariamente faz com que a baixa quilometragem tenhas os sintomas que muita gente tem mais tarde por andar no bom alcatrao e pouco mais.

nao conheço os SRT. nao tenho opiniao formada. conheço no entanto os FSD e os sport da koni. posso-te dizer que os sport para mim sao horriveis. acho que o carro fica demasiado rijo. esses amortecedores para mim é amortecedor de autódromo. uma lomba ou buraco morde-se logo a lingua :lol:

quanto aos FSD comparativamente aos de origem desportivos da Saab que tive tinham a mesma performance em condução desportiva, com a diferença que em estradas pessimas eram muito mais confortaveis.

se dizes que os SRT sao identicos aos de origem vê o melhor custo beneficio. quais têm mais tempo de garantia e quais sao mais baratos ;)
Responder