Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Responder
DragonShy
Pro
Pro
Mensagens: 1118
Registado: 01 fev 2008, 21:38
Veículos: Golf MK1 1.6D Van
Localização: Fundão | Covilhã | Bragança

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por DragonShy »

Eu estou a perceber amigo, estou a brincar! :P

Mas também te digo que não é preciso ter o carro rebaixado, nem alterado em coisa alguma sequer, basta lembrarem-se, segundo sei podem apreender a viatura apenas por suspeita, e ela até pode estar de origem, se o agente for marrão tens mais é que obedecer.

No caso do teu colega só pegaram pelo rebaixamento mas cada alteração corresponde a uma coima diferente, naquele caso ia ter que pagar pela suspensão não homologada, pelo IC não homologado, etc, etc...no fundo até teve sorte.

A mim quando tinha o corsa numa Op. Stop também começaram a implicar do carro rebaixado, ia com o carro cheio...pedi ao pessoal para sair todo do carro e o agente calou-se! :lol: isto é verídico!
---------
404
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por VW Liebhaber »

Aproveitando o tópico gostaria que me esclarecessem uma dúvida.

Eu tenho coilovers no meu Golf 4. Esses coilovers possuem a "orelha" igual à que os amortecedores que vêm montados de fábrica nas viaturas que partilham a mesma plataforma mas que são de tracção às 4 rodas têm, permitindo, assim, colocar os tirantes da barra estabilizadora que são fixados ao amortecedor ao invés dos que são fixados ao braço da suspensão.

A minha questão é: Os tirantes que são fixados ao amortecedor influenciam algo no comportamento da viatura (para melhor) em relação aos que são fixados nos braços da suspensão? Se sim, o quê?

Eu tenho montada uma barra estabilizadora de uma viatura de tracção às 4 rodas, mas com tirantes reguláveis que fixam no braço da suspensão. Já pensei em colocar os tirantes que fixam no amortecedor, mas não sei até que ponto compensa.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18395
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por Mario_Marques »

A tua duvida é muito subjectiva pois por um lado, sim, fixar no amortecedor pode melhorar o desempenho, por outro lado, quando se altera a geometria da suspensão as coisas que as vezes deviam ter uma determinada função deixam de ter, em especial as barras estabilizadoras.
Isso que tens por exemplo na minha opinião foi piorar bastante o carro, pois provavelmente tiraste uma barra de 21 ou 23 dependendo da versão do carro para meter uma de 18mm.
Mas também se tiveres coils e carro muito baixo a barra nada lá anda a fazer, se a tirares vai curvar igual ou melhor até.
Ao apertar nos amortecedores altera o ângulo e consequentemente a força de alavanca exercida(física power!), mas isso só funciona com determinados ângulos e se tiver determinado curso, funciona por exemplo num cupra r com suspensão original ou num s3 com suspensão original.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pagaimo
Amateur
Amateur
Mensagens: 430
Registado: 20 mar 2012, 09:10

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por pagaimo »

Mario_Marques Escreveu:
DragonShy Escreveu:Carro rebaixado é logo meio caminho andado para irem la com o espelho verificar, aproveitam e miram o escape também! :lol:
Tu não estás a perceber, eu por acaso paro num sitio onde se junta muito pessoal com carros modificados, ainda estes dias um amigo meu ficou com o carro apreendido e uma boa mocada para pagar só por causa de um rebaixamento, carro estava todo modificado mas foi multado só do rebaixamento, 450 mocas de multa, documentos apreendidos e uma ida ao ipo b(a brincadeira toda meter o carro de origem+multa+ipo não lhe vai chegar 1000euros), nem quiseram saber do intercooler, xenon, rollbar. backets, etc.
A unica coisa que "denunciou" o carro foi o rebaixamento exagerado, senão ele passava na boa despercebido.

Mário, a multa de certeza que não foi de 450€, pois a coima são 250€.

Claro que depois de apreendido o carro, tem de ser marcada uma IPO B, (custa se não estou em engano 96€). Só depois de aprovado em IPO B é que se levanta a apreensão do carro e é devolvido o documento ao proprietário.

A isto somam-se os € gastos a colocar o carro de origem para passar na IPO B.

A malta gosta de se meter a jeito e abusa.
Hoje em dia já é possível homologar o rebaixamento nos carros; basta conferir o certificado TUV (nem todos dão), garantir no mínimo uma distância de 10cm ao solo (do ponto mais baixo do veículo) e é possível homologar no livrete.
Agora há malta que gosta de andar com o carro colado ao chão...... imagino a segurança que isso confere!!!

Outra coisa são as películas nos vidros do pilar B para a frente, onde apenas são permitidas películas "anti-estilhaço", incolores. Vão a uma IPO B e depois colam as escuras por cima. Vejo muitos carros a circular, com os vidros pretos onde não se consegue visualizar minimamente quem vai no interior.
No meu entender esses ainda deviam ser mais "martelados".

A lei é clara, e quem se mete a jeito.....
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por VW Liebhaber »

Mario_Marques Escreveu:A tua duvida é muito subjectiva pois por um lado, sim, fixar no amortecedor pode melhorar o desempenho, por outro lado, quando se altera a geometria da suspensão as coisas que as vezes deviam ter uma determinada função deixam de ter, em especial as barras estabilizadoras.
Isso que tens por exemplo na minha opinião foi piorar bastante o carro, pois provavelmente tiraste uma barra de 21 ou 23 dependendo da versão do carro para meter uma de 18mm.
Mas também se tiveres coils e carro muito baixo a barra nada lá anda a fazer, se a tirares vai curvar igual ou melhor até.
Ao apertar nos amortecedores altera o ângulo e consequentemente a força de alavanca exercida(física power!), mas isso só funciona com determinados ângulos e se tiver determinado curso, funciona por exemplo num cupra r com suspensão original ou num s3 com suspensão original.
Em relação às diversas barras estabilizadoras utilizadas nas viaturas com a plataforma PQ34 do Grupo VAG (A3 8L, TT 8N, Golf MK4, Bora, New Beetle, Leon 1M, Toledo 1M e Octavia 1u), nunca compreendi bem a função das diversas grossuras.

A nível de viaturas com tracção às 4 rodas a gasolina, e sem certezas, penso que existe uma barra de 19mm, uma de 20mm e uma de 23mm. A minha de origem era de 21mm (TDI PD).

A grossura das barras tem a ver com o peso exercido na frente do carro a curvar? Ou seja, por exemplo, o peso do motor. O R32 tem uma de 23mm de origem, deve-se ao facto do peso do motor 3.2L? Uma vez que os motores 1.8T com tracção às 4 rodas tem barra de 19 ou 20mm.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por Shoduchi »

pagaimo Escreveu:Mário, a multa de certeza que não foi de 450€, pois a coima são 250€.

Claro que depois de apreendido o carro, tem de ser marcada uma IPO B, (custa se não estou em engano 96€). Só depois de aprovado em IPO B é que se levanta a apreensão do carro e é devolvido o documento ao proprietário.

A isto somam-se os € gastos a colocar o carro de origem para passar na IPO B.

A malta gosta de se meter a jeito e abusa.
Hoje em dia já é possível homologar o rebaixamento nos carros; basta conferir o certificado TUV (nem todos dão), garantir no mínimo uma distância de 10cm ao solo (do ponto mais baixo do veículo) e é possível homologar no livrete.
Agora há malta que gosta de andar com o carro colado ao chão...... imagino a segurança que isso confere!!!

Outra coisa são as películas nos vidros do pilar B para a frente, onde apenas são permitidas películas "anti-estilhaço", incolores. Vão a uma IPO B e depois colam as escuras por cima. Vejo muitos carros a circular, com os vidros pretos onde não se consegue visualizar minimamente quem vai no interior.
No meu entender esses ainda deviam ser mais "martelados".

A lei é clara, e quem se mete a jeito.....
Relativamente a legalizações de rebaixamentos até 10 cm, já foi assim até ao início do ano passado, depois o IMT deixou de autorizar dando a justificação que está para ser aprovado um novo procedimento para realizar essa legalização. Já vou com mais de 8 meses de espera...

Abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18395
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por Mario_Marques »

As grossuras e posição tem a ver com o propósito do carro(construção), basicamente o que a barra faz é quando em curva fechada, tentar endireitar a carroçaria( e isso vai ter efeito directos, a barra é basicamente uma mola apesar de não ter o formato tipico que associamos a uma mola, uma barra muito forte pode ser benéfico ou não, depende do propósito para que é desenhado, hoje em dia nenhuma marca vende um carro que seja muito dificil de conduzir...o tipico "tuner car" não é um carro facil de conduzir, um bem feito por norma tem uma resposta de direcção que vai assustar a maioria dos condutores não acostumados pela sua rapidez de resposta, não esquecer que quando as marcas fazem um carro têm um compromisso de conforto, performance, preço, manutenção, conduzir rapido, devagar, conduzir azelhas, bons condutores, novos, velhos, boa e má estrada, piso seco, piso molhado, etc, etc.
Há carros com medidas diferentes, isso tem a ver com o desempenho do carro, peso e ponto de ancoragem(que isto vai influenciar directamente a força exercida).
Por exemplo, no meu 115 é um sport edition original vem de origem com barra de 23, jantes de 17", molas e amortecedores sport e chassis reforçado em vários pontos, quanto mais grossa, se usar o mesmo tipo de aço, mais forte fica, depois se alterares o ponto de ancoragem, para um ângulo "favorável" pode não haver necessidade de usar barra mais grossa pois com o mesmo tipo de aço usando a alavanca consegue-se mais força nessa mesma barra reduzindo o peso do conjunto e fica com resposta mais suave no movimento.
Porém as barras ao amortecedor têm desvantagens, uma delas, muito maior desgaste dos componentes e perda de maneabilidade, a barra aos braços grossa tem pouquíssimo desgaste e alta maneabilidade e uma resposta rápida.
Os carros que trazem barra aos amortecores 4wd trazem também barra traseira e usam suspensão independente atrás e nas versões mais potentes têm também ângulos e curso diferentes, os que trazem barra aos amortecedores 2wd têm chassis reforçado em vários pontos e ângulos e curso de suspensão completamente diferente de um carro "normal".
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por VW Liebhaber »

Mario_Marques Escreveu:As grossuras e posição tem a ver com o propósito do carro(construção), basicamente o que a barra faz é quando em curva fechada, tentar endireitar a carroçaria( e isso vai ter efeito directos, a barra é basicamente uma mola apesar de não ter o formato tipico que associamos a uma mola, uma barra muito forte pode ser benéfico ou não, depende do propósito para que é desenhado, hoje em dia nenhuma marca vende um carro que seja muito dificil de conduzir...o tipico "tuner car" não é um carro facil de conduzir, um bem feito por norma tem uma resposta de direcção que vai assustar a maioria dos condutores não acostumados pela sua rapidez de resposta, não esquecer que quando as marcas fazem um carro têm um compromisso de conforto, performance, preço, manutenção, conduzir rapido, devagar, conduzir azelhas, bons condutores, novos, velhos, boa e má estrada, piso seco, piso molhado, etc, etc.
Há carros com medidas diferentes, isso tem a ver com o desempenho do carro, peso e ponto de ancoragem(que isto vai influenciar directamente a força exercida).
Por exemplo, no meu 115 é um sport edition original vem de origem com barra de 23, jantes de 17", molas e amortecedores sport e chassis reforçado em vários pontos, quanto mais grossa, se usar o mesmo tipo de aço, mais forte fica, depois se alterares o ponto de ancoragem, para um ângulo "favorável" pode não haver necessidade de usar barra mais grossa pois com o mesmo tipo de aço usando a alavanca consegue-se mais força nessa mesma barra reduzindo o peso do conjunto e fica com resposta mais suave no movimento.
Porém as barras ao amortecedor têm desvantagens, uma delas, muito maior desgaste dos componentes e perda de maneabilidade, a barra aos braços grossa tem pouquíssimo desgaste e alta maneabilidade e uma resposta rápida.
Os carros que trazem barra aos amortecores 4wd trazem também barra traseira e usam suspensão independente atrás e nas versões mais potentes têm também ângulos e curso diferentes, os que trazem barra aos amortecedores 2wd têm chassis reforçado em vários pontos e ângulos e curso de suspensão completamente diferente de um carro "normal".
Obrigado pelas informações.

O meu 115 é um Highline original, jantes 16", barra de 21, penso que molas e amortecedores iguais a um Trendline ou Confortline com o mesmo motor.
Passou a ter jante 18", barra de Golf V6 4motion (penso que 19 ou 20mm) aos braços originais (com tirantes reguláveis, coilovers, casquilhos dos braços da frente OEM R32, casquilhos traseiros Seat Leon Cupra R, batentes de amortecedores traseiros OEM para suspensão desportiva OEM.
Piorei o comportamento da frente do carro em curva? Comparativamente ao mesmo carro (incluindo motor) totalmente stock (o do meu pai), não tem nada a ver (maioritariamente pelos coils e pela largura de pneus de certeza). Mesmo assim acho que pode ser melhorado o comportamento em curva.

Algo que notei enquanto tive o MK4 GTI, e esteve sempre stock, foi a direcção mais directa que o TDI (parecia-me também necessitar de menos viragem em manobras).

Hoje em dia vê-se bastantes carros 2wd, novos, com tirantes da barra ao amortecedor (sem valores de potência muito expressivos). Alguns com eixo rígido atrás outros independente+barra traseira.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18395
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pendurais da barra estabilizadora / DÚVIDA

Mensagem por Mario_Marques »

Pela minha experiência não é a quantidade do material que faz um bom carro, mas sim a correcta escolha e correcta aplicação do mesmo.
Alguns dos melhores exemplares que conheço de mk4, alguns que correm mesmo a sério têm menos material que o que muita gente imagina, o que têm é tudo escolhido, bom e afinado ao pormenor, inclusive coilovers afinados como deve ser, em balanças com correcta distribuição de pesos e amortecedores com descompressão regulada correctamente, etc
Depois é preciso não confundir sensação de confiança ao volante com a real capacidade do carro, são coisas bem diferentes, não é por acaso que os golfs de corrida para velocidade, inclusive o pessoal dos R32 na vw cup tiravam o sistema que tu meteste para meter o que tu tinhas.
Sim, hoje em dia vê-se muitas coisas, mas não podes aplicar um conceito geral asbtracto num contexto especifico e esperar que tenha o mesmo resultado, sem saber na realidade qual é o resultado até.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder