Rebaixamento e IPO

Responder
RSA
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 26 dez 2007, 17:11
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por RSA »

black_devil Escreveu:boas...
eu ando numa grande guerra com os centros de inspecção sobre o rebaixamento dos automoveis, mais em concreto sobre o meu VR6 que tem 60mm e o que apresentei até agora eles não tem argumentos...só me falta o ponto final, que é saber aonde está escrito que a altura minima ao solo de lei é 12cm.
Alguém sabe aonde isso está escrito?
Abraço
na teoria o argumento é sempre o mesmo... "não é material de origem, não está homologado"...
em relação ao rebaixamento, torna-se uma incógnita para o inspector quando se depara com material cor preta e aquando existe visualização
completa das rodas e também desde que o carro não bata no banco de testes dos travões e suspensão...
aos inspectores entendidos e que detectam o rebaixamento apenas por olhar para o carro, fica-lhes no bom senso se passam ou chumbam...

para todos os efeitos:

"Considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado."

Se o carro veio assim de fábrica, podes e deves apertar com os inspectores e espremê-los até à última gota...
Se o carro saiu da fábrica mais alto do que está, então considera-se que existe transformação.

contudo, o imtt possibilita a homologação de transformações... vejam em http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... acoes.aspx
no canto superior direito tem-se acesso aos docs dos temas específicos...

já no brasil... vejam este documentário sobre o rebaixamentos...
http://www.noticiasecarros.com.br/video ... &video=587


cumps
BlackGolf
Pro
Pro
Mensagens: 2037
Registado: 26 nov 2004, 21:04
Localização: Lisboa, Torres Vedras, Peniche

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por BlackGolf »

Essa teoria dos 48 cm é a coisa mais ridícula que já ouvi. :shock:
Os farois dos carros têm alturas bem diferentes conforme as linhas do modelo.
Vai haver carros que podem andar rebaixados 15 cm e outros que só podem rebaixar 2 cm.
Achas lógico? :roll: :roll:
Rebaixar é arte, o roçar faz parte... USER Nº3
Imagem
O MEU PROJECTO
Powered by NGP
RSA
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 26 dez 2007, 17:11
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por RSA »

atenção que isso é no brasil.. lol

na minha opinião, o video serve mais para enriquecer o comparativo dum carro com e sem molas de rebaixamento...
quanto à lei que eles usam... nem vou entrar por aí... :oops:
elgatu
Amateur
Amateur
Mensagens: 204
Registado: 04 jul 2006, 16:16
Localização: Lisboa

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por elgatu »

na minha opniao, quanto menos comentarem que se pitam as molas de preto melhor :roll:
acho que toda a gente ja sabe dessa manha. escusam é de estar sempre a insistir no mesmo, senao qualquer dia, ja nem a tinta nos safa na ipo.
black_devil
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 26 abr 2006, 18:58
Localização: anadia

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por black_devil »

pois...mas as minhas estão vermelhas e bem vermelhas, pois nao tenho os 20mm de origem e sim 60mm...acontece que o inspector disse que estava rebaixado e eu disse,..
não tem as molas de origem,mas tem semelhantes, as de origem partiram e a vw não tem em stock, contudo não ha nada que proiba material de concorrencia..e depois saquei da fita métrica e medi os tais 12cm que aqui se falaram e ainda nao encontrei aonde está escrito e disse que não estava abaixo do limite minimo legal. Ele perguntou aonde estava isso escrito e eu disse que não sabia, mas que existe, e depois disse-lhe então justifique que está rebaixado, ou que interfere na segurança, ao que me respondeu grosseiramente a dizer que não tinha de justificar nada. Aí fui-me aos arames e disse "Olhe senhor burro, com essa atitude está a infringir o decreto lei 550/99 secção III artº34 nº.3 alinea c) e d) e está sujeito a uma coima de 250e a 1250e (Capitulo III artº36 alínea b) ) e se eu escrever bem isto no livro de reclamações voce pode ser suspenso de 2meses a 2 anos também! E digo-lhe mais o seu 530 "Alteração da altura ao solo" e "Alteração das molas com rebaixamento do veículo" não serve para aqui! Arranje outro! O Homem ficou burro como era a olhar para mim e passou-me o carro...
Eu levei um dossier de folhas caso me esquece-se de alguma coisa...
Há e levava o compressor montado,filtro conico, e sem uma panela...só implicaram mesmo com a porcaria das molas...
abraço a todos
VR6 Power...
92` MK3 GTI VR6
94` Passat B4 Tdi
00` Polo 6N2 GTI

..............GTI_VR6..................
black_devil
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 26 abr 2006, 18:58
Localização: anadia

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por black_devil »

Já todos devem saber,mas volto a frisar que o rebaixamento é possivel legalizar..

Boa Tarde,

Os artigos 114º e115º do C.E e vasta legislação regulamentar sobre a aprovação dos veículos, não provêem alterações ou transformações ao modelo apresentando pelo fabricante e homologado na U.E., sem que a transformação ou modificação pretendida seja aprovada pelo organismo oficial de cada país, neste caso o IMTT sob parecer favorável do representante oficial da marca em Portugal. -Sempre que um proprietário de um veículo pretenda efectuar modificações, alterações ou transformações em relação ao modelo original, deverá seguir uma vasta série de trâmites, da qual se salientam:
- Elaboração de plano de transformação
-Autorização da marca fabricante, através do seu representante legal da marca em Portugal a permitir essa transformação
-Termos de responsabilidade e memória descritiva subscrita por Engenheiro Mecânico.
Apresentação do "dossier" ao IMTT para aprovação e marcação de inspecção extraordinária e subsequentes trâmites. Todas as alterações ou transformações devem obedecer ás normas de construção dos órgãos, sistemas e componentes, devendo todas estas peças estarem homologadas, cumprindo as directivas europeias.
Legislação Regulamentar: decreto-lei: 317/2000 26/2001 49/2001 64/2001 226/2001 92/2002 114+115/2002 132/2002 72-A+B+C+D+E/2003


--------------------------------------------------------------------------------


Com os melhores cumprimentos


Margarida Alexandre


- Montar as molas;
- Contactar a LTA em Braga (o que é dificil não sei porquê);
- Fazer os testes deles;
- Pagar os 150 euros a estes senhores;
- Pedir autorização a Volkswagen pelo que me parece;
- Ir ao IMTT entregar o impresso devido, já assinado pela VW;
- Pagar os 132euros ao IMTT;
-Fazer a inspecção B, mais 100euros aquase.

E tá feito..mas contactei a volkswagen Portugal e disseram que não tinham nada haver com estas homologações... LOL o senhor também pareceu burrinho,até me chateei com ele e disse obrigado por ficar a saber o mesmo e por nao saber informar nada, que sempre soube que não podia contactar com a Volkswagen em Portugal infelizmente.

abraço a todos.
92` MK3 GTI VR6
94` Passat B4 Tdi
00` Polo 6N2 GTI

..............GTI_VR6..................
elgatu
Amateur
Amateur
Mensagens: 204
Registado: 04 jul 2006, 16:16
Localização: Lisboa

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por elgatu »

as marcas em portugal nao dao atestado de conformidade para alteraçao na suspençao.
dantes também nao o faziam para as jantes, agora ja o fazem, sera uma questao de tempo ate ser feito também para a suspençao.

a unica vez que precisei de contactar a LTA (por email) foram bastante breves na reposta.
sei que a LTA de momento nao esta autorizada a passar atestados de conformidade para suspençoes, e foi-me dito que estao a tentar faze-lo para breve (relativo em pt). por isso, quando a LTA poder "legalizar" suspençoes, nao precisaremos de pedir, implorar, autorizaçoes nenhumas as marcas. basta o teste na LTA, e ir ao IMTT como é feito com as jantes neste momento.
Avatar do Utilizador
joao mateus
Beginner
Beginner
Mensagens: 64
Registado: 21 jan 2007, 00:00
Localização: portugal

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por joao mateus »

então se eu partir os meus amortecedores de origem ( marca sach ) ao meio e for à loja da esquina que vende peças da concorrencia e comprar outra marca ( monroe por exemplo ) não estou a alterar as caracteristicas do veiculo?
e se aquilo não presta para nada? não é material de origem
porque não posso por coils e levanta-los para ir à inspecção?
qual é a razão plausivel de embirrarem com uns coils com a altura de origem e não com outros de outra marca?
JotaPA
Rookie
Rookie
Mensagens: 132
Registado: 07 nov 2009, 23:14
Localização: Viseu

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por JotaPA »

Infelizmente é assim. Sou encartado há 20 anos e já passei por algumas situações de morrer a rir ou então aquelas em que só nos resta encolher os ombros e... enfim.
Certo dia ao conduzir o camião, o meu pai foi mandado parar pela BT. Blá blá para aqui, blá blá para ali, tudo ok mas o sr. GNR tinha que implicar com alguma coisa não é. Acabou por implicar com o espelho retrovisor interior (para-brisas) que estava no tablier porque se tinha descolado e já lá andava há algum tempo. O meu pai desculpou-se como é habitual nestas situações, “Olhe sr. guarda sabe, foi mesmo ali atrás que se descolou” e o guarda lá se calou. Quando nos preparava-mos para arrancar, o meu pergunta-lhe:
- Ó sr. agente, no seu entender diga-me lá uma coisa. Para que serve o retrovisor num veículo destes que tem cabine atrás fechada e sem visibilidade alguma para o exterior?
O GNR riu-se, bateu a pala, encolheu os ombro e disse: SIGA...
VW Golf MK3 1.6GT AFT 101CV
"Por muito mal que estejamos, há sempre alguém pior do que nós."
Darkangel
Amateur
Amateur
Mensagens: 203
Registado: 03 fev 2009, 13:21
Localização: Santarém

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por Darkangel »

joao mateus Escreveu:então se eu partir os meus amortecedores de origem ( marca sach ) ao meio e for à loja da esquina que vende peças da concorrencia e comprar outra marca ( monroe por exemplo ) não estou a alterar as caracteristicas do veiculo?
e se aquilo não presta para nada? não é material de origem
porque não posso por coils e levanta-los para ir à inspecção?
qual é a razão plausivel de embirrarem com uns coils com a altura de origem e não com outros de outra marca?
Ao colocares amortecedores de marca ou doutra qualquer não estás a alterar as caracteristicas funcionais do veiculo.
Ao instalares no veiculo molas de rebaixamento ou coil´s estás já estás a proceder a uma modificação das funcionalidades do veiculo, ou seja, as alterações implicam uma alteração ao comportamento e performance normal ou habitual para que o veiculo foi construido.
São coisas completamente distintas!
O problema não é propriamente a altura, excepto se estiver excessivamente baixo...

O codigo da estrada dispõe dum artigo que funciona como clausula geral, o art.114. Este artigo funciona tanto para estes casos, bem como para todas os outras modificações (escape, travões, jantes, etc...) Daqui se retira que qualquer alteração funcional está proibida á partida!
Depois existem um sem numero de regulamentos e portarias que vêm estabelecer excepções á regra e esclarecer (ou não) certos pontos.
As forças policiais por sua vez também se regem por regulamentos internos emitidos pelas altas chefias que indicam as traves mestras pela qual se devem reger.
É de todo este sistema pela qual se retira que por exemplo a altura minima legal é de 11cm, existem muitos outros casos...
Cada um retira da lei o que quiser, mas a interpretação que vale são as dos juristas e de quem aplica a lei.
Avatar do Utilizador
joao mateus
Beginner
Beginner
Mensagens: 64
Registado: 21 jan 2007, 00:00
Localização: portugal

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por joao mateus »

mas se eu for a inspecção com coils na altura normal do carro e depois de fazer os testes de suspenção e estiver tudo bem qual é o motivo para chumbar o carro por os ter? é só pela aparencia diferente?
é que um inspector chumbou-me o carro uma vez com farois xenon oem montados depois e claro não tinha os mijas, nivelador, tudo bem tinha razão, comecei a dar-lhe o "chá" a ver se passava e ai ele vira-se e diz já lhe estou a facilitar por causa das molas traseiras que não são de origem
eu perguntei como é que sabe que não são de origem? ele responde porque são de cor cinza e as de origem são pretas
isto tem logica? qualquer dia pego nas molas de origem e pinto de vermelho e depois venho de lá com o carro chumbado com suspenção de origem
Darkangel
Amateur
Amateur
Mensagens: 203
Registado: 03 fev 2009, 13:21
Localização: Santarém

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por Darkangel »

Independentemente da altura do carro, só o facto de teres os coil´s é motivo para chumbar. Não há volta a dar.

Depois existe outra questão, que são as peças que embora alterem a funcionalidade do veiculo foram feitas para ele. À partida, esta garantia da marca devia funcionar, isto desde que o proprietário do veiculo apresentasse factura e a dita peça fosse "homologada" para o efeito, como acontece por exemplo nos farolins e farois. O problema é que não funciona, os centros não aceitam estas suspensões mesmo que sejam feitas especialmente para o veiculo. Uma pessoa ao adquirir estas peças tem uma confiança e expectativa de que pode utilizar com segurança e sem ter problemas. As marcas destes tipos de componentes não especificam nem fornecem garantias aos utilizadores, e muito menos fazem diferenciações dos produtos que permita aos tecnicos verificar qual o produto feito segundo os standard´s e aqueles que não. A meu ver o ideal seria utilizar menções como as utilizadas nos farois.
Teriamos então produtos que seriam homologados e aqueles que não, havendo desta forma uma harmonia e diferenciação; para não falar que aumentava também a qualidade destes produtos...

O xenon tem legislação especifica pelo qual não se aplica o 114. Na prática é quase impossivel montares xenon se este não vier de origem, os requesitos são muito dificeis de preencher, e ainda que estejam preenchidos seria necessário uma inspecção especial que ainda não existe, pelo menos que eu saiba. utilizar xenon á noite pode ser uma contra-ordenação muito grave que pode levar á aplicação da coima máxima, apreensão do veiculo e da carta de condução.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por SuperGolf »

Mas na compra de uma Pro Kit, por acaso fui ao site oficial, e as mesmas molas que pretendo, trazem um PDF com o reconhecimento oficial e assinatura da TUG, salvo erro (entidade alemã ), em como são aprovadas e possuem todos os requisitos de segurança...

Por aqui se vê a diferença de um pais evoluído, em relação a este atraso de vida...

Eu vou em principio meter umas Pro Kit.

Se me chatearem, meto as originais para la ir e torno a meter as Pro Kit, e ainda sou gajo para no fim, cara a cara, informar de que no final, serão metidas as Pro Kit..... :lol:

Palhaços...... :mrgreen:

Uma listinha para a malta.... :wink:

Imagem
Peter
Pro
Pro
Mensagens: 1147
Registado: 03 out 2008, 18:09
Localização: Margem Sul Power

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por Peter »

Gosto especialmente do reprovar pelas luzes suplementares no tablier :lol:
O meu novo rádio tem mais botões que o de origem e são todos iluminados :o será que me vão chumbar??? :lol: há certos parâmetros que são ridículos enfim...
VW Golf V 1.9 TDI - 174CV
viewtopic.php?f=21&t=36033
Imagem
Avatar do Utilizador
joao mateus
Beginner
Beginner
Mensagens: 64
Registado: 21 jan 2007, 00:00
Localização: portugal

Re: Rebaixamento e IPO

Mensagem por joao mateus »

Darkangel Escreveu:Independentemente da altura do carro, só o facto de teres os coil´s é motivo para chumbar. Não há volta a dar.

Depois existe outra questão, que são as peças que embora alterem a funcionalidade do veiculo foram feitas para ele. À partida, esta garantia da marca devia funcionar, isto desde que o proprietário do veiculo apresentasse factura e a dita peça fosse "homologada" para o efeito, como acontece por exemplo nos farolins e farois. O problema é que não funciona, os centros não aceitam estas suspensões mesmo que sejam feitas especialmente para o veiculo. Uma pessoa ao adquirir estas peças tem uma confiança e expectativa de que pode utilizar com segurança e sem ter problemas. As marcas destes tipos de componentes não especificam nem fornecem garantias aos utilizadores, e muito menos fazem diferenciações dos produtos que permita aos tecnicos verificar qual o produto feito segundo os standard´s e aqueles que não. A meu ver o ideal seria utilizar menções como as utilizadas nos farois.
Teriamos então produtos que seriam homologados e aqueles que não, havendo desta forma uma harmonia e diferenciação; para não falar que aumentava também a qualidade destes produtos...

O xenon tem legislação especifica pelo qual não se aplica o 114. Na prática é quase impossivel montares xenon se este não vier de origem, os requesitos são muito dificeis de preencher, e ainda que estejam preenchidos seria necessário uma inspecção especial que ainda não existe, pelo menos que eu saiba. utilizar xenon á noite pode ser uma contra-ordenação muito grave que pode levar á aplicação da coima máxima, apreensão do veiculo e da carta de condução.
o xenon já sabia com o que podia contar embora no mesmo centro no ano anterior passou com eles montados
agora os coils acho a coisa mais absurda principalmente quando se referem logo pela cor das molas
Responder