Ajuda: Instabilidade direcção ...efeito serpentina!

Responder
JorgeFreixo
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 16 abr 2012, 20:21
Veículos: Golf IV TDi 110

Ajuda: Instabilidade direcção ...efeito serpentina!

Mensagem por JorgeFreixo »

Saudações caros amigos!

Confesso que há bastante tempo ( mais de meio ano) que tenho um problema mãos que não consigo resolver e não há nenhum mecânico que esteja com disponibilidade para perder um pouco mais de tempo com estas questões:
O carro ( golf IV TDi 1.9 110) está bastante instável e já alterei praticamente tudo no mesmo relativamente a suspensão.
Os problemas começaram a aparecer quando decidi apostar em renovar e melhorar a estabilidade do carro, contudo, piorou e a sensação de insegurança é muito desconfortável e preocupante pois faço muitas viagens a más horas!
A sensação é tipo serpentina e o carro é pouco preciso em condução! A direcção assistida está leve e, dependendo do piso da estrada, o carro tem tendência a puxar de forma mais ou menos abrupta para um lado ou outro!
Começando, o carro já se sentia com alguma folga e dava um grande barulho no topo da suspensão quando forçava a mesma em pequenas manobras apertadas (cabeçotes). Resolvemos por trocar alguns componentes e aplicou-se:

* Cabeçotes de Suspensão Febi
* Amortecedores Koni SRT.R (frente e trás)
* Molas Eibach Pro kit
* Casquilhos estabilizadora Febi
* Pendurais Estabilizadora febi ( já alterados pelos da delphi)
* Triangulos rouvelie
* Rótulas suspensão AWD ( em alteração ao da febi que não sei porque razão me tornaram a direcção muito pesada, mas mantendo o problema)
* Barras de Direcção axial e terminais de direção AWD
* Rolamentos dianteiros
* Jantes rectificadas
* Pneus novos 225/45/17, (pressões 2.3 frente/ 2.1 trás) (mesmo com alteração de marca de pneu não resolveu)
* Apoios do Motor
* Bomba de direçção Assistida (nova)
* Espaçadores Eibach 1.6cm frente e 2 cm trás ( não alterando em nada o aspecto da insegurança)
* Caixa de direcção assistida também foi trocada, embora por uma proveniente da sucata!

Algum, mas grande parte, foi colocado por etapas na tentativa de solucionar o problema mas não consigo descobrir o gato!

No que toca a alinhamentos, à medida que se alteravam as peças ia novamente para o alinhamento ( mais de 8 alinhamentos) e o carro nunca ficou em condições, salientando que sempre ficou a puxar bastante para a direita! Mesmo assim foi verificado se existiam folgas nas rodas e casquilhada e todos me disseram que o carro estava bom. não entendo..

Assim sendo, este será provavelmente o ultimo recurso antes de ponderar mandar abater a cria pois já não sei onde gastar mais dinheiro para resolver este bruxedo :D

Um grande abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ajuda: Instabilidade direcção ...efeito serpentina!

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo, vi a tua pm, awd é a marca do equipamento que utilizaste ou é o tipo de peças(all wheel drive)? é que se for a segunda opção é normal que o carro ande tipo bailarina.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
JorgeFreixo
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 16 abr 2012, 20:21
Veículos: Golf IV TDi 110

Re: Ajuda: Instabilidade direcção ...efeito serpentina!

Mensagem por JorgeFreixo »

Mario_Marques Escreveu:Amigo, vi a tua pm, awd é a marca do equipamento que utilizaste ou é o tipo de peças(all wheel drive)? é que se for a segunda opção é normal que o carro ande tipo bailarina.
Boas Mário!
Desde já, agradeço imenso o teu auxílio! Só vi agora a tua resposta e pelo reforçar da tua pergunta vejo que me enganei na marca! Correcto seria AYD e não AWD. ;)
Entretanto voltei a alinhar o carro em outra casa e o carro andou melhor durante algum tempo mas voltou ao mesmo estado. A condução não é muito precisa e o volante continua na mesma a ficar ligeiramente para a esquerda e o carro com tendência a desviar para a direita.
O sujeito que alinhou disse que o carro estava impecável e que já não fugia mas mal entrei na AE vi que pouco melhorou. Como justificação para o problema o homem diz que esse efeito seria devido ao facto dos pneus serem muito largos para o carro que é mas sempre andei com esta medida é só ultimamente é que tenho este "problema"!
Muito sinceramente não sei o que possa fazer...
Um grande abraço!
Responder