Suspensão Nova

Responder
nmvilela
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 ago 2014, 15:56
Veículos: Golf IV 25th - 1.9 Tdi 110cv - 8/2001

Suspensão Nova

Mensagem por nmvilela »

Boas pessoal preciso da vossa opinião relativamente a subtituir a suspensão do meu Golf4 tdi 110cv (versão 25 anos) pois já está nas ultimas.

Vai precisar de levar 4 amortecedores novos e sinoblocos/ casquilhos. Sei que é um assunto já muito debatido aqui no forum mas pelo que pesquisei fiquei com muitas duvidas. O carro é essencialmente para a minha mulher conduzir e ela não faz uma condução muito agressiva (pouca velocidade)
Pelo que já pesquisei aqui no forum muitos são fans do set Koni STR.T com molas eibach pro-ki, no entanto e apesar de ter pedido cotação estou com duvidas se justifica o investimento e a perca de conforto.

Os valores que consegui foram os seguinte:

4 amortecedores koni STR.T (8750-1002 + 8050-1001) – 237.9 euros*
1 kit de molas eibach pro-kit (E8561-140) – 153.1 euros* (-30mm)

4 amortecedores koni STR.T + 4 molas H&R (1120-5261) – 361 euros* (-35mm)

No entanto queria saber o seguinte, caso não decida rebaixar e manter as molas de origem, os Koni dão na mesma com as molas OEM?

Consegui 4 Sachs Advantage (a gás) por 214,09€ e caso me digam que não justifica os Koni pelo facto de nao rebaixar avanço para esses? Qual o feedback?

E se colocar os Koni com molas do 150? Alguem sabe se estas molas são mais em conta que as Eibach ou H&R?

Quanto aos siniblocos vai levar os de origem :)
Obrigado desde já pelo apoio.
Cumps,
nmvilela
sm106
Amateur
Amateur
Mensagens: 242
Registado: 06 out 2011, 21:09
Veículos: Golf mk4 81kw

Re: Suspensão Nova

Mensagem por sm106 »

Se for para manter as molas de origem o melhor será meter amortecedores OEM, tipo monroe, sachs, kayaba, etc. Porque possívelmente os Koni STR devem ser um pouco mais rijos para funcionarem bem com "molas desportivas".
Entre essas molas as pro-kit devem ser as mais confortáveis.
As molas do 150 não será boa opção devido ao peso/taragem das molas que é diferente e faz com que seja mais rijo e/ou fique mais alto.

Espera por mais opiniões de que tenha algum setup similar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Suspensão Nova

Mensagem por Mario_Marques »

Tendo em conta a utilização para que o carro se destina, é mau investimento estar a rebaixar, até porque muita gente não lida bem com carro rebaixados, gosta de coisas mais práticas.
Recomenndava-te não rebaixar mas aplicar em vez desses uns koni special, em vez de umas molas, era preferivel aqplicar-lhe uma barra estabilizadora de 23mm, dos tdi 150, gti, sport edition e não esquecer ver os cabeçotes e casquilhos do braço, ai aplicar apenas material original, genuino da vw.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
nmvilela
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 ago 2014, 15:56
Veículos: Golf IV 25th - 1.9 Tdi 110cv - 8/2001

Re: Suspensão Nova

Mensagem por nmvilela »

Obrigado desde já aos dois pela resposta :)

Efectivamente estive a pensar melhor e não se justifica rebaixar, no entanto a barra estabilizadora é algo que achei interessante e vou ver valores e local para comprar, se souberem onde agradecia o contacto :)

Quanto aos amortecedores, os Sash advantage e esses Koni Special estão na mesma gama. Porque recomendas esses Mario_Marques? Para já não consegui encontrar valores on-line para o golf :s

Quanto aos cabeçotes e casquilhos vai levar sim tudo OEM, no entanto tenho uma duvida, muitos membros usam as do r32 ou do audi TT por serem mais resistentes... na vossa opinião neste caso vale a pena colocar?

Muito obrigado pelo apoio.
Cumps,
nmvilela
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Suspensão Nova

Mensagem por Mario_Marques »

os special não são da mesma gama dos sachs, não tens nada da gama desses koni, são uma classe á parte :wink:
São recarregaveis e permitem ajuste de descompressão.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
nmvilela
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 ago 2014, 15:56
Veículos: Golf IV 25th - 1.9 Tdi 110cv - 8/2001

Re: Suspensão Nova

Mensagem por nmvilela »

Mario_Marques Escreveu:os special não são da mesma gama dos sachs, não tens nada da gama desses koni, são uma classe á parte :wink:
São recarregaveis e permitem ajuste de descompressão.
A indicação que me deram foi que os Special foram descontinuados :o portanto voltei ao mesmo!!!
E se meter Sachs ou monrroe com molas de origem e barra estabilizadora?

Quanto aos casquilhos vale a pena colocar as do R32?

Cumps,
nmvilela
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Suspensão Nova

Mensagem por Mario_Marques »

A informação que te deram é errada, vai a um representante oficial koni.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Suspensão Nova

Mensagem por GTDblack »

Olha aqui um link de um site espanhol que vende peças on-line com os Koni Special:

http://www.oscaro.es/juego-de-2-amortig ... 53-10004-p

Por isso existem sim. :wink:
JoaquimA.
Amateur
Amateur
Mensagens: 240
Registado: 03 jul 2014, 16:12
Veículos: Golf 2 GL 1.6 TD 70cv -- Audi 80 B3 1.6 TD
Localização: Tomar

Re: Suspensão Nova

Mensagem por JoaquimA. »

Acho que isto pode te interessar
viewtopic.php?f=13&t=103056
nmvilela
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 ago 2014, 15:56
Veículos: Golf IV 25th - 1.9 Tdi 110cv - 8/2001

Re: Suspensão Nova

Mensagem por nmvilela »

Obrigado desde já a todos pelo feedback :D

Contactei a pneubeato para os valores que postei acima e a resposta deles relativamente aos Koni Special foi;
"A koni para este modelo apenas produz a gama STR.T Sport ou FSD."

Quanto a valores que encontrei na net (ebay) os Special são muiiiito mais caros que os STR.T portanto volto ás duvidas...

Ou leva os STR.T com molas de origem ou os Sachs Advantage também com molas de origem... Em ambos os casos vou colocar barra estabilizadora :)

Quanto aos cabeçotes e casquilhos vai levar OEM, no entanto tenho uma duvida, muitos membros usam as do r32 ou do audi TT por serem mais resistentes... na vossa opinião neste caso vale a pena colocar?
JoaquimA.
Amateur
Amateur
Mensagens: 240
Registado: 03 jul 2014, 16:12
Veículos: Golf 2 GL 1.6 TD 70cv -- Audi 80 B3 1.6 TD
Localização: Tomar

Re: Suspensão Nova

Mensagem por JoaquimA. »

Acho que não há nada a perder, colocar os amortecedores que compro com as molas oem, acho que até pode ficar um resultado bastante interessante.
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Suspensão Nova

Mensagem por GTDblack »

Quanto aos casquilhos não perdes rigorosamente nada em montar os do tt... Aliás hoje em dia já muito pouca gente utiliza os normais. ;)
Os do eixo traseiro é que já há mais que se diga... E se estão cansados mesmo ao trocar por uns normais novos vais notar bastante diferença no comportamento.
nmvilela
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 ago 2014, 15:56
Veículos: Golf IV 25th - 1.9 Tdi 110cv - 8/2001

Re: Suspensão Nova

Mensagem por nmvilela »

Bem já me decidi,
irei para os Sachs Advantage (gás) com molas de origem, barra estabilizadora FEBI BILSTEIN (23mm) e casquilos do R32/TT

Isto porque arranjei um preço canhão na net:

2 Sachs Advantage traseiros + 2 Sachs Advantage dianteiros + barra estabilizadora FEBI BILSTEIN (23mm)
Tudo já com portes por 250€


Assim sendo só falta mesmo saber o valor dos casquilhos na VW e o valor da montagem.
Depois coloco o feedback aqui por forma a que se perceba o comportamento deste set :D
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Suspensão Nova

Mensagem por GTDblack »

Antes de mais nada mediste a tua barra? É que o meu é um PD100 e já trazia essa barra... Por ser um sport edition! Portanto antes de gastares dinheiro confirma isso... E com a barra vais ter que trocar os casquilhos que a seguram ao charriot. :wink:
Os dos triangulos rondam os 20€ cada um na VW.
nmvilela
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 ago 2014, 15:56
Veículos: Golf IV 25th - 1.9 Tdi 110cv - 8/2001

Re: Suspensão Nova

Mensagem por nmvilela »

GTDblack Escreveu:Antes de mais nada mediste a tua barra? É que o meu é um PD100 e já trazia essa barra... Por ser um sport edition! Portanto antes de gastares dinheiro confirma isso... E com a barra vais ter que trocar os casquilhos que a seguram ao charriot. :wink:
Os dos triangulos rondam os 20€ cada um na VW.
Boas, o meu é a versão 25 anos e não traz a barra, quanto á dimensão não vem especificada, apenas a espessura :?

A que estou a pensar colocar é esta:
http://www.autopecasonline24.pt/febi-bilstein/7516147

Quanto aos amortecedores vou colocar estes:
Traseiro - http://www.autopecasonline24.pt/sachs/1228874
Dianteiro - http://www.autopecasonline24.pt/sachs/1219489

Quanto aos casquilhos estou a pensar mudar tanto os dos triangulos como os de trás, pois estou farto daquele "tok tok" de cada vez que apanho piso irregular :( para além de a máquina já carregar 270mil no lombo sem nunca ter mudado suspensão (carro de senhora) :lol:
Responder